Estrutura

Voluntários Administrativos Voluntários de Projetos

Os voluntários administrativos trabalham diretamente na administração da ONG, em um dos 5 núcleos existentes ou na Presidência.

Eles são responsáveis por realizar as atividades referentes ao núcleo em que foram alocados, as quais serão delegadas pelo respectivo diretor. Estas atividades são baseadas no planejamento anual da ONG, e são norteadas pelos objetivos que a Infância-Ação, como um tudo, deseja alcançar.

É necessário que o voluntário administrativo coopere ativamente com as tarefas do núcleo, sempre trazendo novas ideias para a melhoria do mesmo. É o trabalho administrativo que faz movimentar toda a ONG, e através dele que inicia o cumprimento de nossa missão em cada um dos projetos existentes.

Presidência

A presidência tem como objetivo principal traçar as diretrizes políticas e técnicas da associação. É por ela que passa toda a gestão da ONG, tanto administrativa quanto dos projetos. Recai nela a responsabilidade do cumprimento da missão e visão da Infância-Ação, sempre norteada pelo planejamento estratégico anual e nossos valores.


  • Rafael Pacheco (Presidente)
  • Lucas Schvarcz (Vice-Presidente)

Núcleo de Acompanhamento

O Núcleo de Acompanhamento (NA) é responsável por coordenar todos os encontros dos nossos projetos, auxiliando os voluntários desde o preparo até a execução das atividades. Cabe a ele, também, realizar a seleção e acolhimento dos voluntários de projetos, organizar escalas e atividades, e se comunicar constantemente com o grupo de voluntários. Cada membro do NA se torna um coordenador de projeto, e recai nele a responsabilidade do funcionamento semanal do mesmo e harmonia do grupo de trabalho.


Núcleo de Comunicação

É pelo Núcleo de Comunicação (NC) que passa toda a comunicação interna e externa da ONG. É responsável pela gestão de site e mídias sociais, relação com nossas empresas parceiras, assessoria de imprensa e marketing, realização de campanhas, dentre outras tarefas. O membro do NC, preferencialmente, deve ter competências ligadas a comunicação social ou produção audiovisual. Ele irá realizar tarefas desde o acompanhamento midiático dos projetos, revisão de contrato com parceiros e até produção de campanhas internas/externas.


Núcleo Financeiro e Jurídico

O Núcleo Financeiro e Jurídico (NFJ) tem como objetivo manter a organização contábil da associação, assim como a regularização junto ao poder público, com atenção às leis e normas referentes às organizações não-governamentais. Cabe aos membros do NFJ a revisão e desenvolvimento de todos os contratos assinados entre a ONG e pessoas físicas ou jurídicas, manter registros fiscais e gerenciar o caixa financeiro. Passa pelo NFJ, também, a inscrição e adequações a editais públicos ou privados.


Núcleo de Projetos

É responsabilidade do Núcleo de Projetos (NP) a elaboração e gestão dos projetos da ONG. Cabe a ele desenvolver as estruturas e metodologias destes, assim como traçar metas e avaliar sua qualidade e impacto às crianças assistidas. Os membros do NP devem estar atentos as metodologias aplicadas nos projeto, fazer a gestão de toda a documentação e relatórios existentes, e manter o vínculo com as instituições onde ocorrem os encontros. Além da criação e desenvolvimento novos projetos e ações.


Núcleo de Recursos Humanos

É responsabilidade do Núcleo de Recursos Humanos (NRH) todo o processo que envolve a seleção e ambientação de novos voluntários administrativos, além de manter um bom ambiente de trabalho na administração e prezar pelo desenvolvimento pessoal de todos. Os integrantes do NRH tem como função a elaboração e aplicação de avaliações de desempenho, acompanhamento de núcle e resolução de conflitos. A satisfação e motivação dos voluntários administrativos são os elementos chaves com que o NRH trabalha.


Voluntários de projetos são aqueles que se identificam com um de nossos projetos e desejam trabalhar diretamente com as crianças atendidas. São eles os responsáveis por comparecer nos encontros de cada projeto, preparar as atividades a serem realizadas e gerar sorrisos e aprendizados!

É preciso ter responsabilidade não somente com a Infância-Ação e as demais instituições onde os projetos acontecem, mas, especialmente, com as crianças atendidas. É por causa dos projetos que a ONG Infância-Ação existe, e através deles inicia o cumprimento de nossa missão.

Eureka!

Pessoas com perfil voluntário, que gostem de trabalhar com crianças e que gostem de ciências.


Amor-Exigentinho

Pessoas com perfil voluntário que tenham interesse em ajudar na preparação e aplicação das atividades realizadas. De preferência que saiba lidar com crianças de forma atenciosa e compreensiva.


Clubinho de Línguas

Pessoas com perfil voluntário, que gostem de trabalhar com crianças e que tenham interesse em auxiliar no estímulo do crescimento pessoal e da auto-estima das crianças atendidas ao apresentá-las a culturas diferentes das que estão inseridas.


Fazendo rir

Qualquer pessoa com perfil voluntário, interessada em proporcionar momentos de alegria e entretenimento para as crianças que se encontram internadas/em tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria.


Saúde em Ação

Pessoas com perfil voluntário, que gostem de trabalhar com crianças e que sejam da área de saúde.


Turma do Chiquinho


Pessoas com perfil voluntário, que saibam lidar com crianças e que tenham interesse em desenvolver-se pessoalmente através do auxílio no ensino e na formação social das crianças.


São pessoas físicas ou jurídicas, identificadas com a missão e valores da Infância-Ação, que prestam assessoria aos voluntários administrativos, auxiliando nas atividades dos núcleos quando necessário.