Notícias

15 Setembro 2017

ONG Infância-Ação amplia atuação nos projetos

O segundo semestre de 2017 trouxe boas notícias para os projetos Clubinho de Línguas e Turma do Chiquinho. A Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão e a Escola Municipal de Educação Infantil Montanha Russa são os novos espaços onde os voluntários dos projetos começaram a desenvolver atividades que estimulam o aprendizado, a recreação e a alegria dos alunos.

De acordo com o coordenador do Clubinho de Línguas, Gabriel Menna Chelotti, o projeto, que iniciou no dia 15 de agosto, foi recebido com entusiasmo pela equipe diretiva e conta com uma boa estrutura na escola Irmão José Otão. Os encontros podem ocorrer na sala de aula da própria turma, em uma sala de artes e em uma sala de projeção. Além disso, Gabriel destaca os ambientes externos, que também podem ser utilizados pelos voluntários e pelos cerca de 16 alunos atendidos: “Podemos explorar a própria escola e associar ao conteúdo trabalhado. Um exemplo disso é a possibilidade de atividades em que, além de ensinarmos um vocabulário sobre meio ambiente, podemos entrar em contato com a natureza, pois temos espaços onde podemos observar elementos naturais e até mesmo plantar mudas para serem cuidadas pelos alunos”.

Já a escola Montanha Russa, no bairro Itararé, é o novo endereço das atividades da Turma do Chiquinho. O projeto, que iniciou no dia 08 de agosto, atende de 15 a 20 crianças, semanalmente. Segundo a Coordenadora, Nicole Brasil, a iniciativa também foi bem recebida pela direção e pelas crianças, que não poupam carinho para com os voluntários. Com isso, as atividades desenvolvidas tem tido o objetivo de estimular o afeto também entre uma criança e outra: “Sempre incentivamos atitudes de respeito, abraços, pedidos de desculpa entre eles”, ressalta Nicole. A empolgação dos alunos também se reflete na participação em cada atividade proposta pelos voluntários. De acordo com Nicole, o desafio em tornar melhor a infância das crianças atendidas é superado com a resposta que recebe dos pequenos a cada semana: “Minha maior motivação é ver as carinhas deles com aquele sorriso quando chegamos e saber que de alguma forma conseguimos ajudá-los, através de atividades ou um simples abraço”, comenta.

Os projetos citados também seguem com suas atividades normais em outras duas escolas, onde atuam há mais tempo: o Clubinho de Línguas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves e a Turma do Chiquinho na Escola Municipal de Ensino Infantil Vila Jardim.






Comentários